A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou no Diário Oficial da União a proibição da comercialização, fabricação, distribuição, importação e consumo de duas marcas de azeite de oliva: Serrano e Cordilheira. A decisão foi divulgada na terça-feira, 24.
O documento informa que a razão para a proibição é a falta de CNPJ e de local de fabricação vinculado às empresas, o que, segundo a legislação brasileira, caracteriza a comercialização ilegal.
As vendas e distribuições estavam sendo realizadas por estabelecimentos não registrados, infringindo as normas nacionais.
**Proibição de lote de coco ralado**
Na mesma publicação, foi também proibido um lote de coco ralado da empresa "Coco e Cia". Essa proibição se deu por razões distintas das anteriores; o lote 030424158 apresentou um "resultado insatisfatório" em testes relacionados à quantidade de dióxido de enxofre.
Consequentemente, toda a comercialização e consumo dos produtos desse lote estão proibidos. Essa medida é semelhante à que afetou recentemente a empresa de balas e doces "Dori", cujo lote específico foi banido devido ao alto risco de contaminação por Salmonella.