Evandro Leitão (PT), recém-eleito prefeito de Fortaleza (CE), se reuniu nesta terça-feira (29) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio do Planalto, em um encontro que não constava na agenda oficial. Leitão, o único candidato petista a vencer uma prefeitura de capital nas eleições de 2024, conquistou o cargo ao derrotar André Fernandes (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, com uma diferença apertada de 0,76% — cerca de 10.838 votos. Nacionalmente, o PL venceu em 516 cidades, enquanto o PT garantiu 252 prefeituras.
A reunião contou também com o ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Segundo apurado pela CNN, o encontro abordou investimentos voltados para o estado, especialmente no setor de educação.
Em uma publicação na rede social X, Lula comentou sobre o encontro, brincando com a coincidência de todos usarem gravatas vermelhas: “Assim como trabalhamos pelo Brasil, faremos ainda mais pelo Ceará. Não combinamos as gravatas, mas acertamos na cor”, escreveu o presidente.
Em junho, Lula já havia anunciado R$ 778,9 milhões em investimentos para a educação superior no Ceará, destinados à Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e ao Instituto Federal do Ceará (IFCE). Esses recursos são parte do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal.