O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), votou na tarde deste domingo (27) na Escola Municipal Johnson, localizada no bairro Luciano Cavalcante. Acompanhado pelo ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), Sarto reafirmou sua postura de neutralidade, indicando que não apoiará nenhum dos candidatos concorrentes à prefeitura no segundo turno.
Quando questionado sobre a sua presença no mesmo local onde ocorria uma carreata do candidato André Fernandes (PL) no sábado (26), o prefeito esclareceu que estava na região da Barra do Ceará para “fiscalizar uma obra” e que, “por uma coincidência entrou em um engarrafamento” gerado pelo evento do candidato.
"Respeito os partidários do PDT que aderiram a uma ou a outra tese, respeito e essa foi a deliberação que a gente tirou do partido; neutralidade com liberdade", afirmou Sarto, reforçando a liberdade dos membros do partido para se posicionarem de acordo com suas convicções individuais.
Em uma avaliação do clima eleitoral, Sarto expressou críticas à condução das campanhas dos candidatos Evandro Leitão (PT) e André Fernandes (PL): "Foi uma campanha baseada no ódio, no antagonismo por antagonismo, na crítica pela crítica, sem aprofundar nas complexidades enormes que essa cidade tem e que vão bater na porta do próximo prefeito já no dia 1º de janeiro."