É interessante observar as perspectivas do presidente Lula sobre o crescimento econômico do Brasil para o ano de 2024. A expectativa otimista está associada às políticas de inclusão social implementadas durante sua gestão e ao retorno de medidas que haviam sido adotadas anteriormente.
No entanto, é importante lembrar que previsões econômicas podem ser influenciadas por uma variedade de fatores, incluindo políticas governamentais, condições econômicas globais e eventos imprevistos. Portanto, a concretização dessas previsões dependerá da eficácia das políticas implementadas e de como o cenário econômico evoluir nos próximos meses.
É fundamental que jornalistas e analistas econômicos continuem a monitorar de perto os indicadores econômicos e as políticas implementadas para fornecer uma avaliação precisa do crescimento econômico do Brasil e seu impacto na sociedade como um todo.
Gasto e investimento
Lula explicou ainda que o anúncio realizado nesta segunda-feira (22) de facilitação de crédito e renegociação de dívidas de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas foi o grande último anúncio feito para preparar o país para o crescimento. “Nós semeamos a terra, plantamos a semente, adubamos, cobrimos a terra, estamos aguando, agora, é para colher.”
Lula entende que o Brasil vive um bom momento e, como presidente, se sente "extremamente satisfeito". O presidente, no entanto, criticou que muitas vezes os investimentos feitos no país são vistos apenas como gastos. O presidente explicou que considera que investimentos em educação e, consequentemente, ter mão de obra qualificada, e oferecer crédito fazem um país crescer.
“O problema é que tudo no Brasil é tratado como gasto. Emprestar dinheiro para pobre é gasto, colocar dinheiro na saúde é gasto, colocar dinheiro na educação é gasto, colocar dinheiro em qualquer coisa, é gasto. A única coisa que não é gasto é superávit primário. Parece que a única coisa que se trata como investimento é isso. O que é gasto? Eu sempre brigo com isso, porque, no Brasil, às vezes, a gente discute coisas muito secundárias”, avaliou o presidente Lula.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2024-04/lula-aposta-que-economia-em-2024-crescera-mais-do-que-o-previsto