Um terremoto de magnitude 4.0 na escala Richter atingiu a região dos Campi Flegrei, onde está localizado um supervulcão subterrâneo em Nápoles, sul da Itália.
Embora não tenham sido reportados danos ou vítimas, o evento sísmico se soma a uma série de tremores que têm ocorrido nesta área ao longo do ano. Campi Flegrei, que significa "campos ardentes" em grego antigo, é uma região com mais de meio milhão de habitantes que atualmente enfrenta um fenômeno chamado "bradismo". Esse fenômeno faz com que o solo se eleve devido ao acúmulo de gases e magma nas profundezas.
Recentemente, em junho, o governo italiano aprovou um decreto que destina 440 milhões de euros (R$ 2,7 bilhões) para a mitigação do risco sísmico na área. Diferentemente do Vesúvio, que possui um único vulcão, os Campi Flegrei são formados por várias crateras situadas em uma caldeira – uma estrutura rebaixada e relativamente circular formada por erosão causada por erupções passadas.
O tremor ocorreu às 13h46 (horário local) e foi sentido em diversos municípios da região metropolitana de Nápoles, incluindo a ilha de Procida.