noticias104 Seja bem vindo ao nosso site Rede Mult de Comunicação!

Ceará

Em Itaitinga mais de 20 detentos tentam fugir de complexo penitenciário

A tentativa de fuga ocorreu no complexo penitenciário Professor Clodoaldo Pinto, conhecido como CPPL II ou UP2.

Publicada em 04/08/24 às 16:50h - 37 visualizações

Marcos Carneiro / Rede Mult de Comunicação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Em Itaitinga mais de 20 detentos tentam fugir de complexo penitenciário  Compartilhar a noticia Em Itaitinga mais de 20 detentos tentam fugir de complexo penitenciário  Compartilhar a noticia Em Itaitinga mais de 20 detentos tentam fugir de complexo penitenciário

Link da Notícia:

Em Itaitinga mais de 20 detentos tentam fugir de complexo penitenciário
Presos rendem agentes penitenciários e tentam fugir de presídio no Ceará.  (Foto: Reprodução / Rede Mult de Comunicação)
Na noite de sábado (3), mais de 20 presos tentaram fugir do complexo penitenciário Professor Clodoaldo Pinto, conhecido como CPPL II ou UP2, localizado em Itaitinga, na região metropolitana de Fortaleza. Um dos detentos ficou ferido durante a tentativa de fuga.

O Sindicato dos Policiais Penais do Ceará (Sindppen-CE) informou que três policiais foram feitos reféns e usados como escudo pelos presos. No entanto, a Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP) negou essa informação.

Segundo a SAP, os 22 presos envolvidos na tentativa de fuga estão associados a uma facção criminosa. Houve um confronto entre os policiais e os detentos, resultando em um preso baleado que foi levado para um hospital.

"A tentativa [de fuga] foi frustrada graças à pronta resposta dos agentes do Estado, que controlaram a situação com técnica e uso controlado da força", afirmou a pasta. "A SAP reitera que não houve fuga em massa e que todos os infratores responderão administrativamente e criminalmente pelos seus atos."

Por outro lado, o Sindppen alegou que, durante a ação dos detentos, três policiais penais foram feitos reféns e usados como escudo. A diretoria do sindicato esteve no complexo penitenciário na noite de sábado e constatou que alguns policiais apresentavam lesões e escoriações.

Joélia Silveira, presidente do Sindppen, relatou ao g1 que os três policiais foram amordaçados, algemados e feridos com 'cossocos', uma faca artesanal, e depois foram levados ao hospital para tratamento médico.

A Secretaria de Administração Penitenciária, questionada sobre os policiais feitos reféns, respondeu apenas que nenhum policial havia sido ferido.

Os presos chegaram a tomar o controle da ala D do CPPL II. De acordo com o Sindppen, por volta das 19h20, durante o trancamento da ala, os detentos renderam um policial penal com um golpe mata-leão e, em seguida, renderam mais dois policiais. Eles se apropriaram de armas e coletes e usaram os policiais como escudos. Apesar de terem conseguido sair da ala D, foram impedidos de fugir ao chegarem aos muros e cercas que delimitam a unidade.

"Não fugiu ninguém da UP2. Foi uma tentativa de fuga, 22 internos. Os policiais conseguiram controlar a situação, um preso foi baleado e está no hospital, fora de perigo", declarou o secretário de Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, em um vídeo publicado nas redes sociais. No vídeo, divulgado na madrugada deste domingo (4), o secretário estava vestido com colete à prova de balas e capacete, cercado por outros policiais penais, próximo à unidade prisional onde ocorreu a tentativa de fuga.

Na manhã deste domingo, uma equipe da TV Verdes Mares constatou que o movimento ao redor da CPPL II estava tranquilo, com familiares aguardando do lado de fora para visitar os internos.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (85)998180053

Visitas: 194660
Copyright (c) 2024 - Rede Mult de Comunicação - Seja você. seja plural, seja Mult!
Converse conosco pelo Whatsapp!