Na manhã desta terça-feira (1º), um avião monomotor tombou ao tentar pousar no aeroporto de Maringá (PR), localizado a cerca de 425 quilômetros de Curitiba. A aeronave enfrentou problemas na aterrissagem após ser atingida por uma rajada de vento, mas ninguém ficou ferido.
Pertencente à Viagro Vidotti Agro Aérea Ltda, o avião estava realizando um voo de treinamento e era pilotado por um aluno do curso de piloto privado. Durante a ocorrência, ele tentava executar o procedimento de toque e arremetida – que consiste em se aproximar para o pouso, encostar na pista e decolar novamente.
Ao tentar a decolagem, a aeronave foi afetada pela ventania, saiu da pista e tombou em uma área de vegetação.
De acordo com a empresa, a aeronave sofreu “danos leves e superficiais” e o aluno “encontra-se bem, foi prontamente atendido e não houve lesão decorrente do incidente”.
A CNN conversou com um representante do aeroporto, que destacou a possibilidade de que o vento tenha desestabilizado o avião. “Está ventando muito nesta época e essa aeronave é leve. No momento em que ela tocou no solo, veio essa rajada, então desestabilizou e acabou levando para a grama”, afirmou.
As operações no aeroporto foram suspensas por 17 minutos para a remoção da aeronave e inspeção da pista. As causas do incidente estão sendo investigadas.